WhatsApp

Óleo e Gás

19/06/2023

EB Bombas cria divisão específica voltada ao segmento de óleo e gás e já conquista novos contratos

19. Jun. 2023

De olho em novas oportunidades de negócios dentro do setor de óleo e gás, a empresa brasileira EB Bombas acaba de realizar novos movimentos para expandir ainda mais sua presença neste segmento. Em entrevista ao Petronotícias, o sócio e diretor técnico/comercial da companhia, José Vilas, conta que a EB Bombas criou uma divisão específica para o mercado de óleo e gás, com equipe especializada e totalmente voltada ao atendimento aos clientes desse setor. “A equipe e a estrutura foram minuciosamente estudadas e projetadas para atender nossos clientes com foco em bombas em equipamentos rotativos, assistência técnica onshore e offshore, desenvolvimentos tecnológicos, reengenharia, preditiva e preventiva”, afirmou o executivo. Vilas afirma ainda que a empresa já conquistou um contrato de manutenção de bombas de FPSO no campo de  Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. “Possuímos em negociação outros contratos (nacional e internacional), que certamente farão com que tenhamos que crescer ainda mais a nossa equipe de elite”, acrescentou. O executivo contou ainda que a EB Bombas instalou um posto avançado na cidade de Macaé (RJ) para atender a Petrobrás e todas as demais empresas do ramo offshore com maior agilidade.

 

Poderia detalhar esse novo momento da empresa, com essa nova divisão voltada ao setor de óleo e gás? Ao que se deve esse movimento?

 

A EB Bombas já possuía profissionais aptos para eventos e serviços óleo e gás em seus departamentos internos. Ao final de 2022, verificamos que a demanda sofreu um significativo acréscimo. E para evitar que esse acréscimo impactasse de forma descentralizada, com risco de impactar nos outros segmentos nos quais atuamos, montamos um audacioso projeto para a criação da Divisão de Óleo e Gás, com equipe especializada e totalmente voltada ao atendimento aos clientes do segmento, seja no onshore ou offshore, em todo o Brasil e também na América Latina.

 

A equipe e a estrutura foram minuciosamente estudadas e projetadas para atender nossos clientes com foco em bombas em equipamentos rotativos, assistência técnica onshore e offshore, desenvolvimentos tecnológicos, reengenharia, preditiva e preventiva.

 

Quais são os objetivos centrais da empresa com a nova divisão de O&G?

O objetivo central dessa nova divisão é atender aos clientes de óleo e gás de forma ágil e diferenciada, mantendo a excelência e segurança como pontos iniciais e indivisíveis, onde o nosso diferencial não é o preço, e sim o valor. A própria equipe de óleo e gás definiu o nosso lema de forma muito objetiva: “Jamais seremos mais do mesmo”. 

 

Nossa divisão está apta e pronta para apoiar em todas as necessidades. Desejamos e executaremos todo o suporte necessário para que nosso cliente execute com confiabilidade e maior tranquilidade o seu objetivo, que é a exploração e produção de óleo e gás.

A EB Bombas já colheu alguns resultados com a inauguração da nova divisão de O&G?

 

Sim. O retorno aconteceu de forma significativa. Houve aumento significativo de serviços de reparos onshore, reduzimos o tempo de serviços de reparo, melhorando o backlog dos nossos clientes. Além disso, conquistamos um novo contrato de manutenção de bombas de FPSO nos ativos de TUPI e IMI.

Gostaria que falasse um pouco sobre as expectativas da EB Bombas em relação a novos contratos no setor de óleo e gás?

 

Hoje possuímos um contrato de manutenção de bombas e seus periféricos no ativo de TUPI e IMI, que sem dúvida é um grande desafio. Toda a equipe está animadíssima, concentrada e disposta a mostrar que esse será um contrato que será mantido pela confiabilidade técnica, agilidade na execução e clareza nas informações. Possuímos em negociação outros contratos (nacional e internacional), que certamente farão com que tenhamos que crescer ainda mais a nossa equipe de elite.

 

Em resumo, seja com contrato de curta ou longa duração e independente do volume ou tipo de serviço/aquisição, a equipe de Óleo e Gás possui a missão de atender sempre com empenho, carinho e diferencial tecnológico. 

 

Como está a projeção de crescimento de negócios da EB Bombas no segmento de óleo e gás?

O segmento de óleo e gás é, sem sombra de dúvidas, o setor de maior crescimento em nossos produtos e serviços. A experiência de nossos profissionais, aliado aos nossos produtos e serviços, criou uma ligação técnica e comercial com o segmento muito forte. Possuímos profissionais aptos e treinados para serviços offshore em escala mundial, aliado ao apoio técnico em melhoria de projetos e assessoria técnica com foco em melhorias mecânicas e hidráulicas.

 

Por fim, poderia comentar brevemente quais são os planos e estratégias para que a empresa continue em expansão?

A companhia expandiu a capacidade de bancada de teste de performance de bombas e equipamentos, possuindo agora a capacidade de até 2.500 cv e 6.600 volts. Essa é uma das maiores bancadas do país, de uma empresa 100% nacional. Fizemos a ampliação de nosso setor de qualidade com novos instrumentos e equipamentos que permitem detectar possíveis falhas de processo antes de sua execução. Adicionalmente, investimos no segmento de tratamento térmico (temperas/revenimento/solubilização/tratamentos especiais), e execução de soldas especiais. Outra novidade foi a atualização, upgrade e retomada do setor de fundição de aços e metais, criando assim maior agilidade e maior controle de todos nossos produtos, com capacidade de 40 toneladas/mês.

Também possuímos em nossas instalações as nossas empresas coligadas, com parceria técnica e comercial extremamente engrenada. Temos a nossa fábrica de selos mecânicos (ES SELOS), com fabricação e manutenção de sistema de selagem; a nossa fábrica de freios e redutores (CALIPER CRANE), com fabricação e manutenção de sistemas redutores, freios e acoplamentos; e nossa linha de produtos específicos para bombas de polpa e minério (Mach Pulp Pumps). Com esse portfólio, possuímos total capacidade de atender nossos clientes óleo e gás em todos os equipamentos rotativos e estáticos.

Em complemento, instalamos um posto avançado na cidade de Macaé (RJ) para atender a Petrobrás e todas as demais empresas do ramo offshore com maior agilidade. Em resumo, nosso foco será jamais sermos mais do mesmo. 

 

Fonte: https://petronoticias.com.br/eb-bombas-cria-divisao-especifica-voltada-ao-segmento-de-oleo-e-gas-e-ja-conquista-novos-contratos/

SEG – SEX: 08h às 18h | Sábado: 08h às 12h