Enquanto os Estados Unidos se preparam para a próxima eleição, analistas de mercado estão avaliando os efeitos potenciais de uma vitória republicana completa. Os economistas do UBS sugerem que determinados setores provavelmente verão vantagens consideráveis em tal resultado devido às mudanças esperadas na política, ajustes na regulamentação e padrões econômicos.
Por exemplo, espera-se que o setor financeiro seja o maior beneficiário no caso de uma vitória republicana. Em geral, essa indústria prosperou sob a liderança republicana devido a políticas que reduzem a regulamentação e a forte expansão econômica.
Especificamente, os economistas preveem que as empresas financeiras lucrarão com “supervisão regulatória reduzida, crescimento econômico geral mais forte, uma diferença maior entre as taxas de juros de curto e longo prazo e mais atividades de fusões e aquisições”.
“As empresas financeiras tiveram um desempenho melhor do que a maioria após a eleição de 2016 e melhor do que muitas após o debate Trump/Biden e o atentado contra a vida de alguém”, observaram.
As indústrias sensíveis aos ciclos econômicos, especialmente as de manufatura e energia, também devem ter um bom desempenho. Essas indústrias geralmente se beneficiam de períodos de crescimento econômico e menos intervenção regulatória.
“As empresas manufatureiras viram benefícios em todos os casos”, afirmaram os economistas. “As empresas de energia não se saíram tão bem após a eleição de 2016, mas tiveram o melhor desempenho após o debate e o incidente com risco de vida.”
Espera-se que o setor de Materiais, juntamente com a energia, também se beneficie de uma diminuição nas barreiras regulatórias. Menos regulamentações sobre perfuração e controles ambientais podem levar a um aumento considerável.
O setor de consumo discricionário, por outro lado, não foi tão afetado após a eleição de 2016.
Trump apoiou uma política de “preços mais favoráveis” para medicamentos, o que apresenta uma dificuldade para o setor de saúde, de acordo com o UBS. No entanto, algumas empresas, especialmente Humana (HUM) e UnitedHealth (UNH), podem tirar proveito das mudanças nos regulamentos de seguros.
O setor de tecnologia, embora não seja particularmente afetado pelos resultados das eleições, pode continuar seu desempenho consistente. O UBS observa que esse setor “não é particularmente sensível aos ciclos econômicos, nem é fortemente regulamentado”. Portanto, pode não enfrentar interrupções ou benefícios significativos com os resultados das eleições, continuando sua trajetória com base no mercado geral e nos avanços tecnológicos.
Em relação às estratégias de investimento, espera-se que as ações caracterizadas por serem subvalorizadas tenham um desempenho melhor do que as ações de crescimento em um cenário em que os republicanos controlam o governo. O UBS esclarece que “ações com baixa relação preço/lucro lideraram após a eleição de Trump e durante eventos recentes”.
“Embora os setores financeiro e cíclico tendam a incluir ações com baixa relação preço/lucro, nossas avaliações não favorecem nenhum setor. Em outras palavras, ações com baixa relação preço/lucro tiveram melhor desempenho em vários setores”, explicaram os economistas.
Por outro lado, as ações associadas ao alto crescimento não foram distintas após a eleição de 2016 e exibiram desempenho menor em torno dos eventos recentes.
O índice S&P 500 subiu 21,5% no ano seguinte à surpreendente vitória de Trump na eleição de 2016. No entanto, a tendência do mercado associada a Trump, marcada pela liderança em determinados setores e fatores de investimento, continuou por apenas um mês após a eleição.
Fonte: https://br.investing.com/news/stock-market-news/quais-areas-da-industria-se-beneficiariam-de-uma-vitoria-republicana-completa-nas-eleicoes-dos-eua-432SI-1296060